CONCEPÇÕES DE LEITURA ENTRE LEITORES MULTIPLICADORES [1]
Célia Helena de P. Della Méa (UNIFRA)[2]
Marta Dinarte Schutz (UNIFRA)[3]
Luana Iensen Gonçalves (UNIFRA)[4]
RESUMO:
Com a presente pesquisa, tem-se por finalidade investigar as possíveis concepções de leitura que os alunos de Letras da UNIFRA (multiplicadores) possuem e analisar a relação dessas concepções com as experiências de leitura desses alunos. Mantém-se como pressuposto a ideia de que a leitura não é a simples decodificação de signos; é uma operação que requer a instituição de relações entre experiências e conhecimentos armazenados. A fim de atingirem-se os objetivos, utilizou-se a pesquisa ação como metodologia de trabalho. Como resultados, constataram-se concepções de leitura ora restritas a decodificação de signos, ora mais ampla, comportando percepções de elementos multimodais em diálogos. Ainda, é possível considerar que os resultados decorrem de vivências na Educação Básica.
Palavras-chave: leitura, leitores, ensino.
Célia Helena de P. Della Méa (UNIFRA)[2]
Marta Dinarte Schutz (UNIFRA)[3]
Luana Iensen Gonçalves (UNIFRA)[4]
RESUMO:
Com a presente pesquisa, tem-se por finalidade investigar as possíveis concepções de leitura que os alunos de Letras da UNIFRA (multiplicadores) possuem e analisar a relação dessas concepções com as experiências de leitura desses alunos. Mantém-se como pressuposto a ideia de que a leitura não é a simples decodificação de signos; é uma operação que requer a instituição de relações entre experiências e conhecimentos armazenados. A fim de atingirem-se os objetivos, utilizou-se a pesquisa ação como metodologia de trabalho. Como resultados, constataram-se concepções de leitura ora restritas a decodificação de signos, ora mais ampla, comportando percepções de elementos multimodais em diálogos. Ainda, é possível considerar que os resultados decorrem de vivências na Educação Básica.
Palavras-chave: leitura, leitores, ensino.
[1] Trabalho de Pesquisa _UNIFRA – PROBIC/2010
[2] Orientadora: Professora do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[3] Autora: Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[4] Coautora: Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário