Durante o XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (10/11/12) Apresentei os trabalhos:
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE LEITURA E DE LÍNGUA(GEM) juntamente à Porfessora orientador aEliane de Fátima Rangel. Este tem por objetivos levantar discussões de ideias sobre o ensino de leitura e língua(gem) através dos gêneros textuais, na perspectiva de atividades interpretativas e reflexivas eelaborar atividades interpretativas e reflexivas que valorizem o texto como objeto de ensino e não apenas para pretexto de atividades gramaticais. Justificamos nossa preocupação porque pretendemos, a partir de uma discussão com base em teóricos renomados, despertar no professor em serviço, bem como nos acadêmicos do Curso de Letras em formação, o interesse em assumir o texto como objeto de ensino, além de desenvolver diferentes estratégias de leitura e de produção textual, transformando a aula de língua(gem) em um ambiente de interação verbal e uma prática constante de comunicação.
É de extrama importância que as quatros habilidade (falar, ouvir, escrever e ler) façam parte da aula de língua materna e que se utilize o texto, e, consequentemente, os gêneros textuais como objeto de ensino-aprendizagem sob uma perspectiva mais ampla que envolva produção e circulação. Assim, entende-se como uma alternativa possível o ensino, priorizando a leitura, a compreensão e a interpretação de texto.
Outro trabalho que apresentei foi:
CONTANDO HISTÓRIAS, AGUÇANDO OS SENTIDOS PARA A LEITURA ;
no qual sob orientação da professora MArta Lia Appel aprsentei os resultados do projeto O incentivo à leitura através de oficinas literárias, realizado no primeiro semestre de 2010 que viosu possibilidade de apresentar a leitura à crianças de 03 à 07 anos através da contação de histórias, explorando seus sentidos (visão, audição, tato, olfato). Tivemos como objetivos além de despertar o gosto pela leitura; Incentivar a leitura de textos variados e Promover a interação social, através da leitura e interação do texto.
Tivemos como resultados o interesse que as crianças mostraram pelas histórias contadas; o interesse pela leitura; pela interação social entre elas, de modo que uma aprendeu a respeitar e ajudar a outra nas atividades propostas após as narrações e, principalmente, o gosto que elas adquiriram em recontar a histórias entre elas, através das imagens do livro. Percebe-se também a aquisição do léxico, através do letramentio literário.
Notou-se que de fato o letramento literário é uma prática que o une o ensino da leitura com o da escrita e com o da socialização, pois a contação propicia uma contextualização com o cotidiano das meninas.
Percebeu-se também, a criação do espaço interativo para as meninas dialogarem, socializarem suas ideias e vivências, para recontarem a histórias conforme suas imaginações. Isto deixou claro que é possível através de estratégias de leitura, incentivar as crianças para a leitura de diversos gêneros textuais e as diferentes linguagens, que com a contação de histórias elas puderam conhecer o mundo da palavra e o mundo em que vivem.
Bem-vindos ao blog A língua de Luana! Esse blog atua como um elemento integrador de relacionamento e aprendizagem. Por meio dele, divulgo materiais de interesse à língua portuguesa, ao jornalismo, à literatura, à educação, enfim, temas que me fazem bem enquanto pesquisadora. Além de divulgar o que ando "aprontando" por aí... seja em projetos ou trabalhos como professora, jornalista, amante da linguagem! Convido você a fazer parte deste espaço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Transitividade verbal diz respeito à significação do verbo: completa ou não. A classificação é: 1. Verbo intransitivo (VI): possui s...
-
No quadro abaixo, há a relação de correspondência entre os pronomes pessoais retos e oblíquos: Morfologicamente, os pronomes tê...
-
“Quem espera que a vida seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão, é preciso saber viver...” ( Titãs ). A música já ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário