domingo, 12 de julho de 2009

Ler é o primeiro passo

Desenvolvendo a leitura

A prática da leitura tem grande importância em nossa capacidade de compreender o mundo. A partir dela, obtemos informações a respeito de qualquer contexto e área do conhecimento, desenvolvemos um vocabulário rico e a aptidão de comunicação, disciplinando a nossa mente.
Para que alcancemos o objetivo maior da leitura , que é entender e reter o que se lê, é preciso ter consciência de começar a ler desde a infância. Esta consciência deve partir, primeiramente, dos pais e em seguida, da escola, dando estímulos aos alunos, para que estes criem o hábito da leitura no seu dia-a-dia. Como iniciativas, os pais podem organizar um “horário de leitura” em sua casa, fazendo com que a criança leia, desenhe e conte o que entendeu. Já na escola, além de uma biblioteca organizada e com variedade de textos, o professor deve trabalhar com poesias, contos e histórias em quadrinhos, para ativar a curiosidade dos pequenos.
O indivíduo, que cresce com o hábito e/ou a aprendizagem de leitura diariamente, torna-se um cidadão mais equilibrado e preparado para tomar decisões. Ele desenvolve habilidades como reflexão, atenção, espírito crítico e capacidade de pensar, de uma maneira que se torna um adulto consciente de que a leitura é uma atividade de vida essencial para seu desenvolvimento.
A partir dessas habilidades exercidas desde a infância, o indivíduo compreende melhor o ato da leitura, identificando-o como uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação da relação autor-texto-leitor. O treino, para essa relação autor-texto-leitor de fato acontecer, ocorre quando a criança aprende que a importância da leitura é fundamental para seu desenvolvimento e, também, quando ela tem o acesso a diversos tipos de texto, como contos, poesias, textos informativos, cantigas, entre outros. Com o desenvolvimento dessa relação, o indivíduo tem a possibilidade de ler diversos autores, descobrir diferentes perspectivas acerca do mesmo tema. Desta maneira, ele compreende e retêm a leitura, discutindo e formulando sua própria avaliação sobre os diversos assuntos.
Através desta relação texto-leitor, a leitura coloca a nossa disposição caminhos diversos. Com ela, procuramos conhecimentos e aventuras ficcionais, simultaneamente. A partir da literatura, percorremos mundos e aventuras, tornamo-nos heróis e vilões sem sairmos do lugar. E, com os textos teóricos, apreendemos conhecimento. Com esse exercício de leitura e com o aperfeiçoamento das habilidades já citadas, aprendemos a distinguir o mundo real do ficcional.
O ato da leitura deve ser encarado, portanto, como um exercício de indagação, de reflexão, de conteúdo, pois possibilita relações intelectuais. Esse exercício amplia e diversifica nossas visões e interpretações acerca do mundo e da vida. Com a prática da leitura, o indivíduo busca a aprendizagem e o aperfeiçoamento contínuo, compreendendo melhor o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revisão SIS II - Questões