Desenvolvendo a leitura
A prática da leitura tem grande importância em nossa capacidade de compreender o mundo. A partir dela, obtemos informações a respeito de qualquer contexto e área do conhecimento, desenvolvemos um vocabulário rico e a aptidão de comunicação, disciplinando a nossa mente.
Para que alcancemos o objetivo maior da leitura , que é entender e reter o que se lê, é preciso ter consciência de começar a ler desde a infância. Esta consciência deve partir, primeiramente, dos pais e em seguida, da escola, dando estímulos aos alunos, para que estes criem o hábito da leitura no seu dia-a-dia. Como iniciativas, os pais podem organizar um “horário de leitura” em sua casa, fazendo com que a criança leia, desenhe e conte o que entendeu. Já na escola, além de uma biblioteca organizada e com variedade de textos, o professor deve trabalhar com poesias, contos e histórias em quadrinhos, para ativar a curiosidade dos pequenos.
O indivíduo, que cresce com o hábito e/ou a aprendizagem de leitura diariamente, torna-se um cidadão mais equilibrado e preparado para tomar decisões. Ele desenvolve habilidades como reflexão, atenção, espírito crítico e capacidade de pensar, de uma maneira que se torna um adulto consciente de que a leitura é uma atividade de vida essencial para seu desenvolvimento.
A partir dessas habilidades exercidas desde a infância, o indivíduo compreende melhor o ato da leitura, identificando-o como uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação da relação autor-texto-leitor. O treino, para essa relação autor-texto-leitor de fato acontecer, ocorre quando a criança aprende que a importância da leitura é fundamental para seu desenvolvimento e, também, quando ela tem o acesso a diversos tipos de texto, como contos, poesias, textos informativos, cantigas, entre outros. Com o desenvolvimento dessa relação, o indivíduo tem a possibilidade de ler diversos autores, descobrir diferentes perspectivas acerca do mesmo tema. Desta maneira, ele compreende e retêm a leitura, discutindo e formulando sua própria avaliação sobre os diversos assuntos.
Através desta relação texto-leitor, a leitura coloca a nossa disposição caminhos diversos. Com ela, procuramos conhecimentos e aventuras ficcionais, simultaneamente. A partir da literatura, percorremos mundos e aventuras, tornamo-nos heróis e vilões sem sairmos do lugar. E, com os textos teóricos, apreendemos conhecimento. Com esse exercício de leitura e com o aperfeiçoamento das habilidades já citadas, aprendemos a distinguir o mundo real do ficcional.
O ato da leitura deve ser encarado, portanto, como um exercício de indagação, de reflexão, de conteúdo, pois possibilita relações intelectuais. Esse exercício amplia e diversifica nossas visões e interpretações acerca do mundo e da vida. Com a prática da leitura, o indivíduo busca a aprendizagem e o aperfeiçoamento contínuo, compreendendo melhor o mundo.
Bem-vindos ao blog A língua de Luana! Esse blog atua como um elemento integrador de relacionamento e aprendizagem. Por meio dele, divulgo materiais de interesse à língua portuguesa, ao jornalismo, à literatura, à educação, enfim, temas que me fazem bem enquanto pesquisadora. Além de divulgar o que ando "aprontando" por aí... seja em projetos ou trabalhos como professora, jornalista, amante da linguagem! Convido você a fazer parte deste espaço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Transitividade verbal diz respeito à significação do verbo: completa ou não. A classificação é: 1. Verbo intransitivo (VI): possui s...
-
No quadro abaixo, há a relação de correspondência entre os pronomes pessoais retos e oblíquos: Morfologicamente, os pronomes tê...
-
“Quem espera que a vida seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão, é preciso saber viver...” ( Titãs ). A música já ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário