sexta-feira, 16 de março de 2018

Idealizo, logo (não) realizo




A evolução do homem foi marcada por desenvolvimento, criatividade e tecnologia. A cada geração, uma nova conquista descoberta: desde a invenção do fogo até o homem chegar à lua, da intenet à robótica. A humanidade sempre esteve preocupada em buscar soluções a fim de melhorar a qualidade de vida em nosso ambiente. No entanto, já é possível observar uma geração de jovens adultos que ainda se preocupam em idealizar soluções, mas pecam na prática, deixando-a para depois, o que pode tornar-se um colapso.
            Em pleno século XXI, no qual à tecnologia tem contribuído para o avanço de diferentes setores da sociedade, como trabalho, ciência, cultura; percebe-se uma evasão escolar de larga escala. Em 2017, por exemplo, o Encceja, prova do governo federal para concluir o ensino fundamental ou médio, teve mais de 1 milhão de inscritos. Esse número evidencia a quantidade de brasileiros que desiste de concluir a educação básica. O problema segue no ensino superior: conforme dados da Folha de São Paulo, em pesquisa de 2014, as instituições de ensino superior (públicas e privadas) formaram 1 milhão de pessoas, enquanto 1,2 milhão de alunos trancou a matrículas. Tais números .... que menos ideias são realizadas, muito planejamento e pouco prática, além de tantas pesquisas ficarem apenas no âmbito acadêmico.
Apesar dos números acima sobre a evasão escolar, percebe-se um aumento da preocupação dos jovens pela sustentabilidade e meio-ambiente. O problema é que muitos projeto são pensados, mas poucas ações são realizadas em escala mundial. Desde os anos 90, várias conferências em escala mundial já foram realizadas, nas quais representantes governamentais organizam objetivos e ações, mas a cada novo encontro nenhum meta foi atingida. Como exemplo a RIO 92, AGENDA 21 E RIO +10; assim como a assinatura do Tratado de Kyoto e o encontro de Copenhagen, na Dinamarca. Resultados? Planejamentos, definições conceituais e pouca prática.
Uma geração baseada apenas no idealizar e pouco realizar, a partir do exposto, necessita de mudanças comportamental para que a evolução humana continue progredindo. É no acesso à educação – e sua permanência – que essas e próximas gerações poderão em colocar em prática suas idealizações. Afinal, como “A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos", conforme já pregava Jean-Jacques Rousseau.

 Luana Iensen Gonçalves

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Queridos!!
Essa redação é um modelo para quem está praticando a escrita para a EsSa. Esse foi o primeiro tema passado pelo canal.
Está treinando para o Enem? O cuidado é com o parágrafo de conclusão: a proposta de intervenção deve ser mais detalhada e explicada.
Aliás, quer que eu corrija seu texto? Confira o vídeo!

Bom treino!

Um comentário:

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