TEXTO: a diferença entre
tipo e gênero textual
Ao utilizarmos a linguagem para comunicação, empregamos novos gêneros
textuais orais ou escritos ou gêneros que já existiam anteriormente. Porém, a
maioria das pessoas não tem consciência que utilizam determinadas espécies de
textos com particularidades e objetivos próprios. Os gêneros, segundo Marcuschi
(2008), contribuem pata estabilizar e ordenar as atividades comunicativas do
dia a dia.
Por isso, a importância de distinguirmos tipo textual e gênero textual:
Tipo
textual: designa uma espécie de sequência teoricamente definida
pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos,
tempos verbais, relações lógicas). Os mais conhecidos são: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
Gênero textual: é uma
noção para referir aos textos materializados que encontramos em nossa
vida diária e que apresentam características
sócio-comunicativas definidas por
conteúdos, propriamente funcionais, estilo e composição característica. Alguns
exemplos de gêneros textuais: telefonema,
sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem
jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita
culinária, bula de remédio, email, (....) e assim por diante .
Confira a
característica principal de alguns gêneros textuais que aparecem nas provas de
concursos e vestibulares para interpretação:
NOTÍCIA: gênero bem diverso; possui autor; possui estrutura fechada,
no lide deve-se responder: quem? Quando? Onde? Como? E por quê?
REPORTAGEM: uma reportagem apresenta informações mais
aprofundadas sobre fatos que despertam interesse ao público a que se
destina um jornal ou uma revista, acrescentando opiniões e
diferentes pontos de vista. É estabelecida uma ligação entre o fato
principal e os paralelos, através de citações, trechos de
entrevistas, tabelas, mapas, boxes informativos, fotografias, dados
estatísticos, por exemplo.
CRÔNICA: gênero híbrido entre a linguagem jornalística e literária.
Apresenta fatos do cotidiano que levam o leitor a refletir. A linguagem
empregada nesse tipo de texto tende a ser simples, direta.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: é um modo específico de apresentar informação sobre
produto, marca, empresa, ideia ou política, visando a influenciar a atitude de
uma audiência em relação a uma causa, posição ou atuação. Costuma ser
estruturado por meio de frases curtas e em ordem direta, utilizando elementos
não verbais para reforçar a mensagem.
ARTIGO DE OPINIÃO: texto dissertativo em que o autor desenvolve seu ponto de
vista sobre determinado assunto. É assinado.
EDITORIAL: texto dissertativo em que o editorialista desenvolve o
ponto de vista da empresa (revista, televisão, rádio) sobre determinado
assunto. Não é assinado, pois representa uma opinião coletiva.
Referências
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos.
São Paulo: Scipione, 2005.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da
linguagem. 5. ed. Campinas – SP: Pontes, 1997.
MARCUSCHI, Luiz
Antônio. Produção textual, análise de
gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SARMENTO, Leila
Lauar. Gramática em textos. 3. ed.
São Paulo: Moderna, 2012.
TERRA, Ernani. Gramática, literatura e produção de texto
para o ensino médio: curso completo / Ernani Terra, José De Nicola – 2. ed.
reforma. São Paulo: Scipione, 2002. (Série Parâmetros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário