Se compararmos a qualidade de vidas de nossos avós
com a que é buscada hoje, é possível perceber que muitas mudanças ocorreram:
não basta um bom emprego, é preciso o melhor salário; não basta uma alimentação
saudável, é preciso ser “o fitness” de curtidas online. Nesse contexto, em busca da mediania
proposta por Aristóteles, a sociedade
visa a um equilíbrio entre as imposições sociais e os desejos pessoais em busca
de uma qualidade vida.
Primeiramente,
é perceptível que em meio à era tecnológica atual, ao mesmo que tempo que
existem produtos e aparelhos “mágicos” para o emagrecimento, muitas facilidades
desta área tornaram a população sedentária. Prova disso, é que o Brasil é um
país com 60% de seus indivíduos acima do peso. Para reverter a situação, a mídia
cria diversas campanhas para influenciar as pessoas a mudarem seus hábitos
alimentares e físicos. Desde dados sobre as consequências desse mal, até ícones
populares que já possuem uma qualidade de vida “exemplar”.
Além
da imposição social midiática, a busca por uma qualidade vida, equilíbrio entre
saúde e vida financeira, é também um
desejo pessoal, segundo dados de uma pesquisa sobre felicidade. Nesta,
evidencia-se que o Brasil está entre os 15 países mais felizes do mundo e que o
povo brasileiro se autodefine feliz por aproveitar os bons momentos da vida. Tal
atitude mostra que existe a tentativa que melhorar o padrão social de vida a
partir de uma boa colocação de trabalho ao mesmo tempo em que se busca a
aproveitar os momentos de lazer.
A
busca desse meio termo, portanto, corrobora com a ideia de sermos
essencialmente seres sociais (Aristóteles) e por isso a busca de uma qualidade
de vida entre as influências sociais e
pessoais. Para que se siga tal caminho, é evidente que a mídia pode explorar “modelos”
diferenciados e não apenas o dito “padrão como modelo”. Ainda, cada pessoa deve
ser estimulada a se autoconhecer, desde exercícios de meditação até a
atividades no meio escolar.
Luana Iensen Gonçalves
Luana Iensen Gonçalves
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