sábado, 2 de outubro de 2010

Trabalho apresentado no InLetras - X Seminário Internacional em Letras 2010- Resultado do PROBIC/2010


CONCEPÇÕES DE LEITURA ENTRE LEITORES MULTIPLICADORES [1]

Célia Helena de P. Della Méa (UNIFRA)[2]
Marta Dinarte Schutz (UNIFRA)[3]
Luana Iensen Gonçalves (UNIFRA)[4]



RESUMO:
Com a presente pesquisa, tem-se por finalidade investigar as possíveis concepções de leitura que os alunos de Letras da UNIFRA (multiplicadores) possuem e analisar a relação dessas concepções com as experiências de leitura desses alunos. Mantém-se como pressuposto a ideia de que a leitura não é a simples decodificação de signos; é uma operação que requer a instituição de relações entre experiências e conhecimentos armazenados. A fim de atingirem-se os objetivos, utilizou-se a pesquisa ação como metodologia de trabalho. Como resultados, constataram-se concepções de leitura ora restritas a decodificação de signos, ora mais ampla, comportando percepções de elementos multimodais em diálogos. Ainda, é possível considerar que os resultados decorrem de vivências na Educação Básica.

Palavras-chave: leitura, leitores, ensino.



[1] Trabalho de Pesquisa _UNIFRA – PROBIC/2010
[2] Orientadora: Professora do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[3] Autora: Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[4] Coautora: Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil

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