domingo, 15 de abril de 2018

Funções sintáticas dos pronomes pessoais oblíquos


No quadro abaixo, há a relação de correspondência entre os pronomes pessoais retos e oblíquos:



Morfologicamente, os pronomes têm a função de acompanhar ou substituir um substantivo. Quando relacionados a outros termos na oração, os pronomes também exercem funções sintáticas.

Se relacionados ao verbo, podem funcionar como OD ou OI.
1) Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as e as (e suas variações no, nos, na, nas, lo, los, la, las) exercem a função de objeto direto. Exemplos:
A derrota humilhou-o.
Quis ouvi-lo melhor.

2) O pronome oblíquo átono lhe(s), como complemento verbal, sempre deve exercer a função de objeto indireto. Exemplos:
Este livro lhe pertence?
Sempre lhes darei o meu apoio.

3) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos e vos, dependendo do verbo, podem funcionar como objeto direto ou objeto indireto.
Convidaram-me para uma grande festa. (OD)
Já que sou mais velho, obedeçam-me. (OI)
Cumprimentou-nos com alegria. (OD)

4) Os pronomes oblíquos lhe, me, nos, vos e te podem exercer função sintática de adjunto adnominal ou de complemento nominal. Exemplos:
Penteou-lhe os cabelos.     ADJ ADN (SEUS)
Roubou-me as palavras.    ADJ ADN (MINHAS) 
Ela te é fiel.       CN (A TI)
A decisão saiu-lhe desfavorável. CN (A ELE)

5) Os pronomes oblíquos lhe, me, nos, vos e te ainda podem exercer função sintática de adjunto adverbial ou de agente da passiva. Exemplos:
O projeto da nossa casa foi idealizado por mim. (agente da passiva)
Você quer dar um passeio conosco? (ajunto adverbial)

CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2005.
SACCONI, Luiz Antônio. Gramática para todos os concursos. 4. ed. São Paulo: Nova Geração, 2012.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012.
TERRA, Ernani. Gramática, literatura e produção de texto para o ensino médio: curso completo / Ernani Terra, José De Nicola – 2. ed. reforma. São Paulo: Scipione, 2002. (Série Parâmetros).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...