domingo, 31 de dezembro de 2017

"É preciso saber viver"

“Quem espera que a vida seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão, é preciso saber viver...” (Titãs). A música já o que é preciso... Mas e o que é “saber viver”?
O ritual é exatamente igual todos os anos: no primeiro de janeiro, iniciam 365 páginas de um livro chamado ano novo. 2017 já está acabando, com páginas doces, bonitas, outras amargas, tristes. Agora não podemos mudá-las, nem rasga-las. Resta-nos agradecer o positivo e aprender com o que não deu certo.

Isso é saber viver: olhar para o que passou com maturidade o suficiente para ser grato ao outro, mas também reorganizar o planejamento de vida para o presente e futuro.
Saber viver é curtir um banho de chuva, o cheiro de terra molhada, uma corrida noturna, andar de bicicleta, sentir o aroma do bolo de vó, dar gargalhadas com os amigos, brincar com crianças, falar eu te amo para as pessoas que amamos sem medo de expressar nossos sentimentos. É valorizar as coisas simples da vida.

Saber viver é ser feliz com o trabalho que exerce, com a família que se tem ou se formou ao longo da vida, é visitar os amigos, é ser gentil (até mesmo no modo online), é ser grato.
Saber viver é lidar com o carpe diem, é ao mesmo tempo ter planos para o amanhã e para um futuro distante. É ter autoestima, é estar com paz de espírito, é ter orgulho de ser quem é, de modo transparente, sem máscaras, sem vida apenas online.
Saber viver é tão difícil e tão fácil ao mesmo tempo. Basta olharmos com “os olhos do coração”. Quem se reinicie o ciclo, seja bem-vindo, livro novo, já intitulado 2018!!


Luana Iensen Gonaçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...