quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jovens mobilizam-se em prol ao meio ambiente


Na semana do meio ambiente, alunos do SENAC realizam campanha de recolhimento de resíduo eletrônico

O tempo fechado do sábado, 02 de junho, não foi motivo de desânimo para os alunos da turma 209 do Curso Menor Aprendiz (da Escola de Educação Profissional – SENAC – SM) que estavam arrecadando resíduos eletrônicos, das 9h às 17h.
A ação, denominada Reutilizar é utilizar, foi organizada pelos alunos a partir de uma proposta de trabalho pelo professor Junior Scheuer, da disciplina de Dicção, desinibição e oratória. Ana Paula Trancoso, 18 anos, vestibulanda para Relações Publicas, explicou que a atividade consistia em cada turma criar um projeto de conscientização sobre o meio ambiente (que tem como data comemorativa o 05 de junho). A partir disso, a turma idealizou a coleta de resíduos eletrônicos, pois acreditam que boa parte da população não sabe onde depositar esse material, o qual possui elementos tóxicos quando em contato com a natureza.
Dessa forma, a turma organizou a atividade em cinco ações: “Primeiro organizamos o projeto e fizemos a ata administrativa. Depois criamos um evento no Facebook para convidarmos mais pessoas. Num terceiro momento, entregamos folders, com a data do recolhimento, no centro da cidade e hoje, estamos recolhendo o material, na esquina do Calçadão com o Banrisul”, explicaram Ana Paula e Bruna Winckler Retamar, 18 anos, vestibulanda para Engenharia Florestal.
            O professor Junior Scheuer explica que o que o motivou a promover a Semana do Meio Ambiente com o tema - Pessoas Pensantes. Pessoas Responsáveis! foi a compreensão de que “precisamos de pessoas pensantes, responsáveis, éticas. Assim, minhas ações são construídas com o embasamento teórico claro, aliado a sua execução prática. Para chegar a essência de tocar os estudantes de uma maneira transformadora, resolvi entregar e apostar na capacidade e criatividade dos alunos para construir algo significativo a eles, disseminando aos demais estudantes e pessoas envolvidas”. Explicou ainda que no total das turmas foram realizados 25 projetos que serão apresentados entre si segunda-feira, em sala de aula.
            O material eletrônico coletado será entregue para o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID). Nesse centro, o material é utilizado para a construção de robôs e investimentos em tecnologia e educação. Já as pilhas e as baterias serão entregues à outra instituição, ainda não definida pela turma, explicou Bruna Retamar.


Na foto, parte da turma 209, da esquerda para direita: Luzieine Rodrigues, Ana Paula Trancoso, Bruna Retamar, Weschan Nunes, Weslwy, Walber Rosa e Pedro Renegan (sentado).

Confira parte do material recolhido:



Para saber + - Se você não pode ajudar com o projeto, mas quer colaborar com o meio ambiente, entregue seus resíduos eletrônicos no CMID – Centro Marista de Inclusão Digital. Contato: 55-3312-5373 ou pelo site http://cmid.net84.net/


Por Luana Iensen Gonçalves, acadêmica de Jornalismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...