sábado, 5 de junho de 2010

Trabalho apresentado na 15° Jornada Nacional da Educação


CONCEPÇÕES DE LEITURA ENTRE LEITORES MULTIPLICADORES [1]

Célia Helena de P. Della Méa (UNIFRA)[2],
Luana Iensen Gonçalves(UNIFRA)[3]
Marta Dinarte Schutz (UNIFRA)[4]



RESUMO

Com esta pesquisa, tem-se por finalidade estudar a habilidade de leitura, referente à identificação das concepções de leitura que os alunos de letras (multiplicadores) possuem e à relação dessas concepções com as experiências de leitura desses alunos. Mantém-se como pressuposto a ideia de que a leitura não é a simples decodificação de signos e, sim, a construção de sentidos como um ato linguístico pleno de significações que começam antes do contato com o signo linguístico e vão além da leitura da palavra propriamente dita (Freire, 1986). Essa prática é que tornará o aluno apto para expressar suas ideias em diversas situações linguístico-interativas, de forma a se tornar um leitor com pleno desenvolvimento das competências discursivo-pragmáticas da linguagem. Atualmente, escutam-se, nas escolas, frases do tipo “meu aluno não gosta de ler”, ou ainda, “há uma crise de leitura”, o que clama por atenção à concepção de leitura em sala de aula. Dessa forma, justifica-se investigar que concepções de leitura norteiam a formação dos professores (multiplicadores) e qual a relação dessas concepções com experiências de leitura já vivenciadas. Crê-se que só a partir do conhecimento dessas concepções e de suas relações com a experiência é que o professor pode atuar sobre as representações de leitura do acadêmico, levando-o, se necessário, a uma mudança de paradigma intelectual sobre leitura. Para a realização dessa pesquisa, optou-se como metodologia básica a pesquisa-ação, pois a mesma exige o envolvimento ativo do pesquisador e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. Como esta pesquisa está em fase exploratória, tem-se por resultados, mesmo que parciais, a manutenção da concepção de leitura restrita ao contato com a palavra escrita, o que limita, ou mesmo, desqualifica esse ato tão significativo.

Palavras-chave: leitura, multiplicadores, sentido.


[1] Trabalho de Pesquisa _UNIFRA
[2] Professora do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[3] Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[4] Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil

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