sábado, 5 de junho de 2010

Trabalho apresentado na 15° Jornada Nacional da Educação


REGISTROS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS [1]

Célia Helena de P. Della Méa (UNIFRA)[2],
Luana Iensen Gonçalves(UNIFRA)[3]


RESUMO

Esta pesquisa insere-se na área da sociolinguística e tem por finalidade analisar como o estudo das variações linguísticas é descrito em livros didáticos direcionados ao Ensino Fundamental e Médio. Considerando-se que a variação linguística pode ser observada tanto na escrita como na oralidade, tem-se como objetivo analisar, especialmente, como a língua falada é tratada em livros didáticos, já que é na fala que se encontra a maior diversidade do uso da língua. Mantem-se como pressuposto a ideia de que os livros didáticos devem trabalhar com as variações linguísticas existentes – incluindo a língua falada – o que não implica descuidar da norma padrão, e, sim, em não considerá-la a única língua a ser reconhecida. Salienta-se que o uso de livros didáticos em sala de aula é quase uma regra das práticas pedagógicas das instituições de ensino da educação básica. Por vezes, esses manuais não são suficientemente completos, mas, por uma questão de terem sido adotados pela escola, devem ser “apreendidos” pelos alunos. É de grande importância que os manuais didáticos registrem conceitos e explicações referentes às variedades linguísticas do português e que o professor saiba explicar as variações da língua, de forma que o aluno entenda a diversidade que compõe o todo da língua portuguesa. Já que “escrever nunca foi e nunca será a mesma coisa que falar” (GNERRE, 1998, p.08), pois são duas modalidades da linguagem que requerem dos usuários conhecimentos diferenciados, os manuais didáticos devem conter o registro e apresentar o reconhecimento da oralidade como manifestação linguística diferenciada da escrita. Fato esse já constatado em alguns manuais analisados, embora ainda seja predominante a proposta centrada no estudo da forma padrão escrita e gramaticalista.

Palavras-chave: material didático, variação linguística, fala.

[1] Trabalho de Pesquisa _UNIFRA
[2] Professora do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
[3] Graduanda do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil

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