quinta-feira, 1 de março de 2012


No dia 01 de dezembro de 2011 aconteceu a defesa dos Trabalhos Finais de Graduação (TFG) do Curso de Letras. Meu trabalho foi orientado pela prof. Valéria Bortoluzzi. Confira abaixo, o resumo de minha pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO HERÓI/VILÃO DO JOGO ATRAVÉS DA LINGUAGEM FUTEBOLÍSTICA
Com esta pesquisa, objetivamos analisar o discurso dos torcedores, narradores e comentaristas esportivos de modo a verificar a construção do ethos de um time e de seus membros durante uma partida de futebol. Para desenvolver este trabalho fizemos uso dos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso; da Gramática Sistêmico-funcional; do ethos discursivo, e, sobre o futebol e sua linguagem. Como metodologia, exploramos a pesquisa de campo. O corpus é constituído por 82 entrevistas com torcedores do Internacional, durante três jogos do campeonato gaúcho 2011 e oito gravações de trechos das narrações dos mesmos jogos em que foram realizadas as entrevistas. As análises realizadas se mostram pertinentes, pois explicitam o papel da linguagem na constituição de imagens, identificações com o time, apresentando diversos discursos. Tanto no discurso dos narradores e comentaristas esportivos, como no discurso dos torcedores, identificamos a utilização de atributos ora positivos ora negativos em relação ao time, de acordo com a sua rentabilidade em campo: vitória ou derrota. Os torcedores valeram-se de atributivos e modalizadores para expressar suas opiniões. Na construção do ethos positivo do time, o herói elencado foi o time como coletivo, e no ethos negativo, elencaram quatro vilões: os jogadores, o técnico, os dirigentes do clube e os problemas gerais.

Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso – ACD. Discurso. Ethos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...