terça-feira, 29 de maio de 2012

2° Profitecs movimenta a UFSM


A 2° edição da Mostras Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Seviçoes  (Profitecs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerrou suas atividades no sábado, 26 de maio de 2012. Segundo os organizadores do evento, o objetivo principal da Mostra foi aproximar a universidade com a comunidade, tanto acadêmica, quanto externa à instituição.
Entre os três dias de Profitecs, a programação foi variada. Além dos espaços de mostra dos Cursos da UFSM, de Serviços, a agenda cultural contou com apresentações musicais, artísticas, teatro, apresentações de documentários e curtas pelo cineclube, exposições na Rua das Artes e na Casa de Artes Visuais. O encerramento teve a participação especial do grupo de nativismo Raízes.
No período da Mostra, profissionais e o público em geral puderam aproveitar a feira para sanar dúvidas sobre os cursos e serviços, e curtir a programação cultural.
No sábado, entre as excursões de visitantes, o grupo de vestibulandos do Pré-vestibular Alternativa tiveram a oportunidade conhecer melhor o espaço da UFSM e obter informações referentes aos cursos que pretendem prestar vestibular.
“Achei bastante interessante que cada estande era bem diferente do outro (claro não só pelos cursos que eram diferenciados), mas a cada visita aos estandes dos cursos tu percebias que era uma recepção nova, os alunos, por exemplo, de pedagogia, foram bem animados e otimistas com o que estavam ali apresentando”, comenta Michele de Lima, 17 anos, vestibulanda para pedagogia.
O depoimento é consoante com a organização do evento que privilegiou os visitantes, pois havia “anjos”, espécie de guias, que assessoram as turmas de visitantes e mostravam todas as atrações da mostra. Além disso, O evento contou com uma ampla cobertura através do site da UFSM, da Rádio Universidade e, na manhã de sábado, houve a transmissão do programa Norton Cezar, da Rádio Medianeira.
Para uma das coordenadoras do Alternativa, Tatiane Gomes, a Profitecs “foi um evento bastante interessante, pois além de ter contato com os cursos ofertados pela UFSM, o visitante também pode conhecer alguns dos projetos desenvolvidos na Instituição e desfrutar da programação cultural que englobou vários estilos musicais. Minha única crítica em relação ao evento é justamente ao papel do guia, uma vez que foi possível constatar que alguns preocupavam-se em apresentar cada stand, enquanto outros apenas conduziam o grupo pelo parque. Pessoalmente achei muito bom o espaço ocupado pelo PVPA, apesar de afastado da mostra de cursos, que era o principal atrativo da mostra, tivemos uma estrutura excelente, que nos permitiu apresentar nosso Projeto satisfatoriamente”.
O professor de literatura, Anderson Proença de Andrade, afirma que a Feira suscitou "ideias para um debate entre a UFSM e os setores sociais e econômicos de Santa Maria e mostra-se imperativa, imprescindível, pois é, nosso município, um celeiro em relação à juventude estudantil que se insurge diariamente, almejando, simultaneamente, uma graduação e um digno espaço no mercado de trabalho. Além disso, creio que por meio dessa iniciativa, insurge-se a possibilidade de diálogos culturais e de manifestações artísticas capazes de promoverem descontraição, possibilidades de expressão e potencialidades intelectuais antes desconhecidas".
O encerramento teve a participação especial do grupo de nativismo Raízes no espaço cultural do evento.
Alunos da Turma 3 e 4 do Alternativa Pré-Vestibular.

Texto e foto de Luana Iensen

Um comentário:

  1. Esta é minha colega!!! Parabéns Luana, estas desenvolvendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...