quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Restícios do 07 de setembro e em breve sobre o desfile de hoje


Jovens patriotas: os desbravadores do futuro

 
Durante a Semana da Pátria muitas crianças aprendem o significado de patriotismo e não mais se desconectam dessa ideia

 
Com o tema Brasil: um país se constrói com educação, consciência cívica e cidadania, a Semana da Pátria de Santa Maria teve uma programação intensa de atividades que culminam amanhã com o Desfile Cívico. Durante a semana, foram os jovens, crianças e adolescentes, que preservaram o fogo simbólico na Praça Saldanha Marinho.

Na tarde de seis de setembro, estava na guardição da chama o grupo do Clube de desbravadores Sementes de Girassol. Conforme comentou o diretor do clube e desbravador líder, Neimar Vargas de Jesus, 42 anos, participar da Semana da Pátria é uma forma de exercer cidadania e mostrar aos demais jovens que passam pela praça a importância di patriotismo o ano inteiro e não apenas em datas comemorativas. Ele explicou que os desbravadores fazem as mais diversas atividades relacionadas à natureza, desde acampamento, trilhas, natação, entre outras. Também se envolvem em atividades de civismo, baseado nas ideias das Forças Armadas Brasileiras, adaptadas para crianças, pois os participantes do grupo têm em média de 10 a 15 anos.

O adolescente de 17 anos, Lucas Carvalho de Jesus, desbravador líder, explicou que os integrantes do grupo, que tem sede provisória na Escola Adventista, passam nas turmas da escola para divulgar as atividades entre os alunos. Para ele, os jovens precisam de uma maior conscientização sobre os atos cívicos e de patriotismo, e não somente na semana da pátria, mas durante o ano todo, atuando como cidadãos.
Desbravador Lucas durante a Semana da Pátria
 

Em Santa Maria, tem-se também o Grupo de Desbravadores Kerigma no Bairro Tranquedo Neves e Guardiões da Natureza, no bairro Salgado Filho. A base dos desbravadores é a igreja Adventista e a estrutura do escotismo do passado. O grupo é aberto para todos os jovens interessados, independente de religião ou raça. No grupo, os desbravadores têm seis classes representadas por cores: amigo (azul marinho), companheiro (vermelho), pesquisador (verde), pioneiro (cinza), excursionista (bordô) e guia (amarelo). Conheça mais sobre os desbravadores de todo Brasil no www.desbravadores.org.br.

Durante a semana, os escoteiros também se revesaram no cuidado com o fogo simbólico. Para a escoteira Natália Moreira Palermo, 13 anos, da 8º série do ensino fundamental, participar das atividades cívicas da cidade é uma oportunidade de divulgar o grupo para mais jovens e mostrar a eles a importância da cidadania desde a infância.

 

CURIOSIDADES

Destaques da Semana da Pátria 2012.

NACIONAL: José Maria da Silva Paranhos Júnior – BARÃO DO RIO BRANCO

ESTADUAL: Guido Fernando Mondin

LOCAL: 120 Anos do 1º RPMon Cel. Pillar

HOMENAGEADO LOCAL: Manoel dos Santos Pedroso Filho – MANECO PEDROSO
INSTITUCIONAL: Arquidiocese e Centenário do Riograndense Futebol Clube

TEMA: Brasil: um país se constrói com educação, consciência cívica e cidadania.

LEMA: Santa Maria: compromisso com a preservação do ambiente em que vivemos

 

Por Franciele Marques e Luana Iensen Gonçalves.

 Acadêmicas do curso de Jornalismo – Unifra.

Notícia pesquisada e elaborada para a disciplina de Técnicas de Entrevistas e Reportagem. 06.09.2012

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...