quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Conheça a ONG Infância-Ação


O voluntariado da ONG Infância-Ação, plante sua semente.

Na noite de 09/10, a ONG Infância-Ação realizou no Salão Acústico da UNIFRA uma palestra para apresentar o funcionamento da ONG para captação de novos integrantes para essa rede de cidadania e voluntariado. Conforme a apresentação, a ONG Infância-Ação é uma associação civil sem fins lucrativos ou econômicos, que surgiu em 2006, e tem por intenção ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santa Maria. Segundo Lucas Bolzan, 21 anos, acadêmico de Fisioterapia e diretor do núcleo de Projetos, o objetivo da ONG é manter o funcionamento dos projetos e a administração.
Para que os projetos não parem durante o ano, eles contam com parceiros, que colaboram com realização de workshops e treinamentos; particionadores, que financiam economicamente; e, os voluntários, que fazem o trabalho prático. A ONG possui uma sede física no Centro Social Esperança, onde realizam as reuniões, e os projetos são desenvolvidos em lugares diferentes.
Neste ano, a ONG conta com quatro projetos ativos e um que está sendo reformulado, o Escova Ação. A Turma do Chiquinho atende crianças e adolescentes, nas segundas e sextas-feiras, pela parte da tarde, da creche Estação dos Ventos no KM3. São realizadas atividade lúdicas de alfabetização. O clubinho de Línguas propõe práticas lúdicas sobre a cultura e língua inglesa com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias. O fazendo Rir atende crianças da ala pediátrica do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria) com o objetivo de humanizar essas crianças no ambiente hospitalar. O Amor Exigentinho trabalha sobre valores e princípios humanos com crianças que têm pais dependentes químicos.
Esses projetos só continuam porque existe um trabalho em conjunto entre membros efetivos e voluntários. O associado efetivo faz parte de um dos cinco núcleos da Organização (Núcleo de Acompanhamento, de Comunicação, de Acompanhamento, Financeiro e Jurídico e Recursos Humanos). O associado colaborador atua nos projetos e o associado conselheiro são pessoas físicas ou jurídicas, que prestam assessoria aos associados efetivos, auxiliando nas atividades dos núcleos quando necessário. 
Gostou da ideia? Seja voluntário também. Em março de 2013, a ONG fará processo seletivo para associado efetivo. O processo consta com uma reunião para integração e conhecimento entre os membros atuais e candidatos. Na sequência, é realizada uma dinâmica que faz com que os voluntários interajam entre si. Para quem continua, é feita uma entrevista individual. Agora se você quer ser voluntário nas atividades dos projetos, basta contatar a ONG e realizar uma entrevista. Para mais detalhes visite o site http://onginfancia.wordpress.com/.

Processo Seletivo 2012 da ONG Infância-Ação no Quiosque do CT (Campus da UFSM). Foto: Divulgação do site.



Luana Iensen Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...