segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parabéns Professores!


Professores...

 

Existem dois grupos de professores que me acompanham desde a pré-escola e nunca sairão de minha memória. Aqueles que me marcaram por atos de carinho, respeito e conhecimento. Quando eu crescer, quero ser como eles. E outros, que lembro pela arrogância, desrespeito e falta de comprometimento com o ensino. Quando preparo minhas aulas, lembro-me de como não quero ser assim. E os outros? Sim, houve muitos outros, mas talvez não foram marcantes o suficiente para mim.

Apesar dessa mera “classificação” de dois grupos demonstrar que um foi positivo e outro negativo na minha lembrança, tenho a perfeita convicção que muito aprendi com os dois. Tanto que um quero seguir os passos de um e do outro não esquecer de não persuadir tal ensinamento.

Com um grupo aprendi que não existem diferenças sociais, mesmo que ele procurasse evidenciar isso, porque diferenças são coisas que colocam na sua cabeça. Com os erros, com a falta de vontade e com o os tombos aprendi a não desistir e a mostrar do que eu era capaz para quem duvidasse da minha capacidade.

Com o outro grupo aprendi que o respeito é uma questão de caráter: você pode não concordar, mas todos tem o direito da expressão. Aprendi que o conhecimento envolve uma troca e que ambos, professores e alunos, devem estar dispostos para isso. Aprendi que a cumplicidade faz o trabalho de grupo render e que trabalhar em grupo é aprender a viver em sociedade.

Aprendi que professores transformam as pessoas em cidadãos, que lhes dão a voz, que ensinam conteúdos para a vida e não simplesmente para uma prova. Essa é a questão de ser aluno e de ser professor: enxergar além do quadro-negro, além da sala de aula, além do pátio da escola.

Parabéns Professores que nos libertam a alma. Sim, porque saber compreender e se fazer compreender é ser livre para fazer escolhas.

por Luana Iensen

 

 

O valor de ser educador

Ser transmissor de verdades,

De inverdades...

Ser cultivador de amor,

De amizades. Ser convicto de acertos,

De erros.

Ser construtor de seres,

De vidas.

Ser edificador.

Movido por impulsos, por razão, por emoção.

De sentimentos profundos,

Que carrega no peito o orgulho de educar.

Que armazena o conhecer,

Que guarda no coração, o pesar

De valores essenciais

Para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas.

 Ser lutador,

Que enfrenta agruras,

Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,

Buscando se autorrealizar,

Atingir sua plenitude humana.

Possuidor de potencialidades.

Da fraqueza, sempre surge a força

Fazendo-o guerreiro.

Ser de incalculável sabedoria,

Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.

É... Esse é o valor de ser educador.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...