terça-feira, 15 de outubro de 2013

Confissão

Quando se é criança, queremos ser médicos, bailarinas, professoras, jornalistas, faxineiras, bombeiros, presidente. A partir de brincadeiras experimentamos tudo e mais um pouco. E como é bom!
            Na minha adolescência, a paixão por escrever e o curso de produção gráfica que fiz fizeram-me decidir: vou ser jornalista e ter a minha revista. Plano audacioso para uma piralha de 15 anos em pleno primeiro ano do ensino médio. Mais audacioso ainda porque decidi fazê-lo em longo prazo: apesar de gostar de escrever, eu acreditava que era péssima nisso, então, decidi que primeiro deveria cursar letras, aprender a usar palavra ardilosamente, para depois cursar jornalismo e então ter uma formação completa.
Pois bem, terminei o ensino médio, experimentei outros cursos técnicos ainda, cursei letras, formei-me e já virei bixo de jornalismo. Agora, resta pensar se ainda quero a minha revista ou se vou me entregar à paixão com a qual estou me envolvendo na faculdade: o rádio...
Mas, no meio do caminho desse plano, surpresas do destino se revelaram para mim...
Eu confesso: não fui eu que escolhi ser professora, foi a Profissão Professor que me escolheu! E se hoje me sinto completa quando entro numa sala de aula, ou lugares alternativos como o pátio, uma capela, debaixo de uma árvore, é por que fui escolhida e tenho paixão, tesão, realização em fazer o que faço!
Até o terceiro semestre do curso de letras sempre que nos questionavam o porquê da escolha do curso, a resposta era é a mesma: “quero ser uma jornalista diferente”. E aquele “diferente” poderia ter diferentes sentidos, os quais ainda estou descobrindo. Mas, no quarto semestre, quando eu comecei a dar aula de literatura (e olha que o meu amor era para o português) em um curso pré-vestibular que havia sido aluna, aí eu tive certeza, ali era meu lugar!
Hoje não sei dizer se mais as Letras que me ajudam no jornalismo ou se o Jornalismo que colabora com as minhas aulas, mas.....

Obrigada por ter sido escolhida!!

Luana Iensen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...