sábado, 28 de fevereiro de 2015

Uso dos pronomes eu e mim

Eu x Mim
Quando usá-los?
As gramáticas da língua portuguesa recomendam que as formas oblíquas tônicas dos pronomes pessoais sejam regidas de preposição. Esses pronomes são: mim, ti, ele, ela, si, você, nós, vós, eles, elas, si, vocês. Assim:
Venham a mim.
Meu aluno precisa de mim.
Joana só pensa em si (mesma).
Tudo já foi dito a vocês.

Até aqui sem problemas. No entanto, existe uma confusão em relação ao uso correto (padrão) do pronome pessoal do caso oblíquo tônico "mim" e o pronome pessoal do caso reto "eu". A dificuldade aparece em frases como esta:

a) "No jantar, Lili ficou entre mim e ele, o padrinho, e, coisa incrível, deu-me mais atenção que a ele."

As gramáticas condenariam, por exemplo, o uso de "Lili ficou entre eu e ele...", porque "entre" é uma preposição e exige, como já ressaltado, o pronome na forma oblíqua tônica "mim", e não a forma pessoal do caso reto "eu".


Há ainda outra confusão, quando há casos como os seguintes:
b) Ana fez de tudo para eu falar.
c) Não façam nada sem eu saber.

Nesses exemplos, temos a forma reta depois de uma preposição. E este correta, pois as gramáticas afirmam que se usam as formas retas, mesmo depois de uma preposição, quando o pronome for sujeito de um verbo infinitivo que vier a seguir.


Profª Luana Iensen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...