quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Funções da Linguagem

As Funções da linguagem dão o objetivo sócio comunicativo dos gêneros textuais. São elas:

Referencial ou informativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade sem fazer comentários ou avaliações. A linguagem é denotativa.

Emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa.

Conativa ou apelativa: o objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.
  
Metalinguística: essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, por exemplo.

Fática: seu objetivo é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.

Poética: o objetivo do emissor é expressar seus sentimentos a partir de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos. Ex.:
Negócio
Ego
Ócio
Cio
0

Luana Iensen Gonçalves
Professora


Um comentário:

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...