sábado, 25 de novembro de 2017

Registro fotográfico

Um retrato é mais que o registro de um momento. Neste registro, muitas histórias estão explícitas e implícitas, ainda mais num mundo de selfies em que vivemos. Mas vamos deixar a tecnologia para outro momento.
Fotografia para mim ainda tem um valor emocional impressa, em minhas mãos, no porta-retrato. Folhear um álbum de fotos é como passear num mundo mágico, voltar ao tempo... Suspirar fundo... Recordar...
Em um retrato, a primeira história é da imagem ali registrada: um evento, um sorriso, uma festa, o momento do clique. Mas, e por trás disso? Existe uma alma que pode estar sendo registrada em sua plenitude ou simplesmente uma montagem de emoção ou situação... Existe alguém que fez o registro, que pode estar vivendo aquele instante junto ao fotografado ou apenas alguém que passou na rua e foi abordado para fazer o clique a alguém que estava só.
A fotografia desta crônica foi retirada na Praça da Saudade, ontem, quinta, após uma caminhada sob o sol de 35 graus de capital amazonense. Nesse caso, não havia alguém passando no momento para me auxiliar, então fiquei apenas com tal selfie.
Mas, eu quis aproveitar a natureza do local, a praça estava bonita e alegre com aquele sol forte. Por isso procurei formar uma moldura natural a partir dos galhos e do enquadramento. Um sorriso sincero que mistura a sensação de calor com a satisfação da caminhada. Um registro dos três meses de mudança. Um registro da satisfação de estar se acostumando no novo lar com a mistura do coração apertado e da saudade dos abraços essenciais.
Quando paro para escrever sobre o dia 24 de cada mês, percebo como “o tempo voa, amor, Escorre pelas mãos, Mesmo sem se sentir, Não há tempo que volte, amor” e por isso é preciso “[...] viver tudo que há pra viver, Vamos nos permitir [...]” (Lulu Santos). É fato que o tempo passa sem dó, no entanto, o que importa é o que fazemos com ele. Não temos tempo para ressentimentos, há muita vida passando e pedindo registro para ser revista daqui algum tempo. Bons cliques para vocês!

Luana Iensen Gonçalves,

Professora e Jornalista, gaúcha, ariana, gremista, apaixonada por viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...