domingo, 15 de outubro de 2017

#VidadeProfessor

“Bom dia, bonitos e bonitas!”
“Boa tarde, meus amores e minhas amoras”!
-“É para copiar?” “Não, pode pegar o quadro e ir fazer xerox”!
“Copiem rápido, que já estou apagando!”
-“Só mais 0,1, profe!” “E aquele de momento de atenção em aula?” “e os doces de casa feitos?”
“Essa questão vai estar igual na prova! IGUAL! Entenderam? Quem errar, eu vou arrancar uma orelha!”

“Não corrigi a prova ainda. Bom dia pra vocês também”!
“Neste momento, eu caso vocês com a TESE! Entenderam? Eu não aceito pedido de separação antes da aprovação!”
“Não adianta dizer que o cachorro rasgou o trabalho, eu já tive a idade de vocês, conheço as desculpas e os métodos de colas”.
“Já bateu? Então, estão guardando o material por quê?”
“A prova é em trio: você, Deus e a caneta”.
"Luana Neto" "moranguinho" "amora"
“Eu confio em vocês, entenderam? Eu CONFIO”!

Provavelmente quem já foi meu aluno, lembrou-se de algum momento em sala de aula com alguma dessas falas. Sobre isso, o destino se encarregou de me trazer até aqui.
Só tenho a agradecer por esta profissão ter me escolhido. Não, eu não planejava ser professora quando ingressei no curso de letras. Eu almejava ser uma jornalista com uma formação diferenciada. Mas, em agosto de 2009, voltei ao Alternativa Pré-Vestibular para estar no outro lado da sala de aula (em 2007 fui aluna).

Ali me descobri docente, ali me apaixonei por querer descobrir novos meios de aprendizados juntos aos adolescentes. A partir dessa experiência descobri que era na docência o meu lugar.
Quanto já aprendei, quantas pessoas já conheci, quantos lugares já vislumbrei por ser professora. Sempre há uma novidade nessa jornada. Quem bom. Quem bom o destino fez mudanças nos meus planos, pois hoje me sinto feliz e plena na profissão que me escolheu.
Hoje e sempre, desejo aos meus colegas de profissão respeito, valorização e paixão pela profissão. Que pais e alunos caminhem ao nosso lado para que a educação forme uma sociedade mais justa e humanitária.


Luana Iensen Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...